BIRD WATCHING


BIRD WATCHING EM SANTO ANTÔNIO DO PINHAL

As aves sempre despertaram o interesse do homem pelo seu comportamento, seu canto e sua beleza.
Livres na natureza, elas são mais bonitas e interessantes. Aprecie as aves em seu habitat natural
e aproveite uma excelente oportunidade de fotografá-las.

Cada ambiente tem características próprias quanto à cobertura vegetal, fontes de alimentação, locais para abrigo e pouso, visibilidade, as quais determinarão o conjunto de espécies que o habita. Pelas próprias características dos locais em que vivem, o comportamento das aves muda de um ambiente para outro.
No campo aberto, a visibilidade é grande. As aves notam de longe a aproximação de uma pessoa e fogem quando ela ainda está distante. Algumas dicas, permitem as pessoas chegarem mais perto:
- Fique próximo de árvores e arbustos, que ajudam a camuflar a silhueta humana.
- Ao se deslocar em direção a uma ave, faça por trás de um arbusto, árvore, poste etc.
- Não fique parado no meio de gramados.
- Mantenha o sol às suas costas.
- Se puder observar dentro de um carro, tanto melhor; as aves parecem não associar o veículo à presença de seres humanos.
No campo aberto vivem muito menos espécies do que nas matas, mas elas são mais fáceis de ser localizadas e observadas. Em geral, são espécies comuns e de identificação rápida; por isso essa observação é muito recomendada para quem está se iniciando nesta atividade.

É possível observar aves em praticamente qualquer lugar. Durante a observação de aves, o ambiente não deve ser prejudicado, nem mesmo sem querer. É importante que as aves não sejam incomodas em excesso, principalmente durante a sua reprodução. Examinar um ninho com ovos pode fazer com que seja abandonado, causando a morte de aves que nem nasceram. Além das aves em si, também o ambiente merece respeito.
- Não deixar lixo, principalmente plástico; leve de volta e jogue em casa.
- Cuidado com cigarros e fósforos, evitando incêndios (o melhor é nem fumar).
- Não danifique a vegetação de uso coletivo, já tão escassa.
- Não colete plantas e animais sem uma boa justificativa (por exemplo, pesquisa científica).
- Evite deixar vestígios que denunciem a outras pessoas a localização de ninhos; não revele a existência de um ninho, pois a visitação constante pode prejudica-lo.
- Chame o Ibama e a Polícia Florestal caso constate alguma agressão na natureza: pesca predatória, caça, tiros, queimadas, armadilhas, ruído e barulho exagerados, velocidade excessiva em estradas que cortam matas. Agora que você conhece sobre o mundo fascinante das aves, e a melhor maneira de observá-las, já pode entrar em ação.

Com Bird Watching você se conecta direto com a natureza para observar e registrar o que as nossas matas tem para oferecer.
Entre em contato para agendamento com um de nossos instrutores.

# GALERIA